Tour virtual: 4 motivos para você começar a investir em sua construtura

Inbuilt VS | 03-10-2023 | 5 minutos de leitura

A tecnologia é uma aliada de vários setores, inclusive da construção civil. Ao utilizá-la, você consegue trazer confiança ao cliente e agilizar o fechamento do negócio, que tende a ser demorado por ser uma venda complexa. Além disso, o tour virtual é beneficial, já que apresenta claramente como todos os ambientes ficarão ao final da obra.

Isso é possível com o auxílio da realidade aumentada e da realidade virtual. Assim, você consegue fazer um tour virtual de imóveis em escala real ou reduzida, visando encantar o cliente e fazê-lo tomar a decisão de compra.

Achou interessante? O tour virtual ainda pode oferecer mais vantagens. Neste post, explicaremos essa tecnologia e vamos sinalizar 4 motivos para você investir na sua construtora.

O que é tour virtual?

O tour virtual é uma tecnologia que simula um ambiente em 360°, a fim de mostrar ao cliente como será seu resultado antes mesmo da obra ser concluída. Isso é possível com a ajuda da realidade aumentada, que permite replicar o imóvel em todos os seus detalhes, inclusive com acabamentos e decoração.

Esse processo do tour virtual de imóveis ocorre a partir da captura de imagens em 360°. Por isso, esse recurso também é chamado de visita virtual ou passeio virtual 360°.

Ao visualizar a simulação, o cliente se locomove pelo ambiente como se estivesse pronto. Ele se insere nessa realidade e visualiza todos os detalhes, tendo a impressão de que está no local. Sua experiência se torna melhora

Quais as vantagens do passeio virtual para imóveis e construção civil?

As vantagens do passeio virtual para imóveis e construção civil incluem a obra ficar conectada e aumentar a satisfação do cliente, já que ele visualiza o resultado. Essas características permitem que os interessados visualizem as alterações feitas. Além disso, é possível acrescentar custos, materiais usados, fabricantes e fornecedores.

Tudo isso traz praticidade. Afinal, os clientes conhecem o imóvel enquanto ele ainda está sendo construído. Dessa forma, fica mais fácil vender e utilizar recursos complementares, como a maquete eletrônica.

Veja mais 4 motivos para você investir no tour virtual de imóveis.

1. Atrai mais clientes

O recurso de tour virtual atrai clientes por ser um diferencial na construção civil. É possível acompanhar todo o processo da obra, ver como o imóvel ficará e reconhecer todos os detalhes. A experiência é de estar no local.

2. É uma visita muito mais fácil

Em vez do cliente se deslocar até a propriedade, o passeio virtual facilita as visitas. O cliente pode visualizar todo o projeto de sua casa e tirar as dúvidas de forma rápida e prática. Para quem vende os imóveis do empreendimento, porque o tempo de trabalho é otimizado.

3. Aumenta a taxa de conversão

Ao cliente visualizar como o imóvel ficará ao final da obra, a chance de compra é maior. Ele não precisa imaginar o resultado com base em uma planta simples. Ele pode visualizar os detalhes, fazendo o tour virtual ser uma ferramenta de conversão. Além disso, os possíveis casos de personalização são verificados antes, a fim de evitar retrabalho.

4. Aumenta a segurança dos clientes

Com essa tecnologia, os clientes acompanham as diferentes etapas da obra e já verificam se o prazo está sendo cumprido. Ainda têm a chance de analisarem se a entrega ocorrerá conforme o esperado, auxiliando na tomada de decisão de compra.

O tour virtual na construtora substitui a visita física?

O tour virtual na construtora complementa a visita física, não a substitui. A presença no local é essencial para ver como está o andamento da obra. Isso também traz uma clareza maior relacionada a questões de espaço e dimensão. No entanto, a visualização permite conferir a maquete eletrônica e até observar como o local ficará ao ser finalizado e mobiliado.

Ou seja, todos os detalhes são verificados, o que é impossível em uma visita física, já que o local está em construção. Isso permite ao cliente se inserir no ambiente e imaginar como será morar no imóvel. Dessa forma, a chance de conversão aumenta, enquanto a visita física não traz essa dimensão.

Como criar um tour virtual da obra?

Escolha os espaços

Comece escolhendo as plantas a serem utilizadas na criação do tour virtual. A partir disso, é possível indicar os espaços que serão visualizados na ferramenta.

Conecte os pontos

Defina o caminho a ser percorrido pelo usuário. Para isso, conecte os pontos de cada uma das plantas selecionadas. Um esquema baseado em algoritmo mostrará as melhores alternativas, mas você pode criar o seu modelo manualmente ou editar aquele que surge pronto.

Posicione os pontos nas imagens reais

Com esse esquema criado, coloque o desenho nas imagens reais. Isso gerará um trajeto físico com a melhor direção possível. Ainda será inserida a data padrão do projeto e todos os pontos terão essa informação. Isso permitirá saber quais estão desatualizados.

Dessa forma, ficará claro quais setas serão clicadas para fazer a troca dos ambientes. Por isso, esse processo deverá se repetir até que todos os pontos sejam concluídos.

Selecione o ângulo inicial

Esse é o momento de escolher o ângulo e o local da primeira imagem que será exibida para o cliente. Desse ponto partirá o tour virtual, selecionando a planta, o ponto e a posição inicialmente aberta.

Faça o preview e as configurações finais

O preview e as configurações finais são a etapa final, em que você realiza ajustes e personaliza um pop-up com a denominação do tour virtual e uma mensagem. Ainda é possível definir se será possível visualizar a planta baixa, colocar uma data de expiração do link e adicionar logos.

Dessa forma, você sabe o que o cliente verá e em qual ordem. Isso permitirá verificar se o tour virtual de imóveis será como se espera.

Assim, fica claro que a tecnologia traz várias vantagens. No caso do tour virtual, os benefícios ajudam na conversão e na satisfação do cliente. Inclusive, há melhorias para o gerenciamento de obras, já que é possível acompanhar o desenvolvimento das diferentes etapas.

E você, gostou de saber mais sobre essa tecnologia? Veja outras informações relevantes seguindo as redes sociais da Inbuilt: Instagram, LinkedIn e YouTube.

Compartilhe nosso conteúdo