Entenda a importância da tecnologia na redução de retrabalho na construção civil

Inbuilt VS | 18-07-2023 | 5 minutos de leitura

Talvez você nunca tenha pensado sobre isso, mas o retrabalho na construção civil é um grande mal a ser combatido. Ele é uma ameaça à qualidade dos serviços e das estruturas realizadas em uma obra. Além disso, gera custos desnecessários e impacta o cronograma planejado.

A situação é tão gritante que se estima que mais de 80% da execução das obras são erros e geram prejuízos. Todos eles criam retrabalhos, porque exigem uma nova realização de algo que já deveria estar pronto.

Todo esse cenário é preocupante, mas pode ser solucionado com a ajuda da tecnologia. Entenda quais são as causas mais comuns de retrabalho na construção civil e como evitá-las.

Quais são as causas mais comuns de retrabalho na construção civil?

As causas mais comuns de retrabalho na construção civil são:

  • falha ou ausência de detalhamento dos projetos;
  • ineficácia na comunicação entre o escritório de projetos e o canteiro de obras;
  • especificações insuficientes ou incompletas;
  • desatualização de documentos e plantas;
  • dificuldade de compreensão dos projetos;
  • falta de capacitação da equipe;
  • erros em estruturas, sistemas de vedação e nas partes elétrica e hidráulica;
  • modificações nos acabamentos.

Vale a pena reforçar que retrabalho é toda atividade voltada à correção de erros em uma obra. Isso significa que ela não atende aos requisitos de arquitetura, segurança estrutural e design. Portanto, é preciso refazer aquilo que deveria ter sido finalizado, gerando um gasto extra. Ou seja, é prejuízo.

Além disso, como é preciso consertar uma atividade já realizada, fica mais difícil cumprir os prazos prometidos para o cliente. Portanto, isso acaba levando à insatisfação dos compradores.

Como evitar o retrabalho na construção civil?

Para evitar o retrabalho na construção civil, é preciso adotar algumas boas práticas. Veja quais são elas.

1. Tenha um bom planejamento

Comece elaborando um planejamento atencioso e que considere todos os serviços e as etapas necessárias para iniciar, continuar e finalizar o projeto. Lembre-se de que é importante visualizar o passo a passo a ser seguido para evitar dúvidas ou má compreensão das tarefas.

Além disso, defina quais etapas dependem de outras e quais podem ser simultâneas. Isso ajuda a otimizar o cronograma sem ocasionar erros.

Nesse planejamento, ainda considere custos e mão de obra necessária. Se precisar, analise obras já finalizadas e levante todos os pontos positivos e negativos. Assim, você já sabe até o que fazer em caso de alterações durante a construção.

2. Conte com uma equipe qualificada

Contrate bons profissionais, com experiência e expertise. Essa é uma das dicas mais importantes para evitar os retrabalhos na construção civil. Afinal, com pessoas qualificadas, você consegue direcionar cada uma delas para a sua especialidade e ter melhores resultados.

3. Invista em materiais de qualidade

Utilize materiais adequados e de qualidade para não ter retrabalhos na construção civil. A escolha incorreta ainda pode acarretar problemas futuros, com a obra já pronta. Por isso, vale a pena investir em marcas confiáveis e que combinem eficiência, durabilidade e estética.

Nesse sentido, a dica é optar pelo custo-benefício. Assim, consegue-se pagar o preço mais baixo possível pelo melhor material. Dessa forma, é possível manter o orçamento em dia.

Tenha em mente que a estocagem também é importante. O armazenamento inadequado pode levar à perda da validade ou a desgastes devido à umidade e ao sol. Portanto, vale a pena ter esse cuidado para evitar prejuízos financeiros.

4. Tenha uma comunicação otimizada com equipes e clientes

Um dos motivos que levam ao retrabalho nas obras de construção civil é a falha de comunicação. É fundamental que a equipe no canteiro de obras saiba, exatamente, o que deve ser feito e de que forma executar a atividade.

Dessa forma, é recomendado manter um canal de comunicação aberto que mostre a evolução das etapas, os riscos existentes e o objetivo do projeto. Esse processo ajuda a evitar imprevistos por meio da integração entre as equipes.

5. Invista em um sistema BIM

O Building Information Modeling (BIM) é um sistema voltado para mapear todo o planejamento da obra. Isso porque ele cria um modelo virtual da construção a partir das informações fornecidas.

Como usar o BIM? Basta inserir as informações e até adicionar detalhes para que todas as frentes de trabalho sejam integradas. Isso ajuda a identificar conflitos e gargalos, evitando os retrabalhos na obra.

Como consequência, a finalização da construção é mais rápida e tem mais qualidade. Afinal, os erros diminuem de forma significativa — e isso gera até uma economia de custos.

6. Invista em tecnologia

Existem vários softwares adequados ao canteiro de obras. Usar um sistema de gestão, por exemplo, representa a possibilidade de gerenciar a construção de forma eficiente e automatizada. Já as ferramentas de comunicação evitam dúvidas e má interpretações, o que diminuem a chance de erros.

Ainda existem recursos mais avançados. Por exemplo, a realidade aumentada permite visualizar os empreendimentos em escala real implantados no terreno. Ainda existe a possibilidade de usar sistemas específicos para verificar as instalações das paredes, sabendo por onde passam os canos, se a proporção dos espaços está correta.

7. Invista em um sistema de acompanhamento da execução dos serviços em tempo real

Um sistema de acompanhamento da execução dos serviços em tempo real garante a rastreabilidade das informações. Isso permite um gerenciamento mais eficiente da construção, evitando retrabalhos e atrasos no cronograma definido.

Tanto a parte de tecnologia quanto o sistema de acompanhamento da execução dos serviços em tempo real podem ser solucionados com a solução Inbuilt VS. A ferramenta permite fazer a projeção em escala 1:1 de todas as instalações da obra. Assim, todos têm uma visualização clara do projeto enquanto a construção está sendo executada.

Ao mesmo tempo, a sua equipe tem um aplicativo de realidade aumentada que permite verificar as instalações quando ficarem prontas. Ele também pode ser usado como gabarito durante a execução das obras.

Com isso, você sabe se o procedimento foi realizado corretamente e gera relatórios de conferência e comparativos entre projeto versus a execução. Tudo para evitar o retrabalho na construção civil.

Então, que tal contar com esse recurso a seu favor? Fale com um especialista da Inbuilt e entenda como o Inbult VS vai mudar a realidade do seu canteiro de obras!

Compartilhe nosso conteúdo