As novidades tecnológicas são benéficas para os negócios e facilitam o processo de venda. No setor imobiliário, a transformação digital é ainda mais relevante, porque permite atender às demandas da sociedade e as preferências dos clientes.

Em um mercado com vendas complexas, esse pode ser o diferencial para fechar negócios com rapidez. Afinal, a transformação digital muda a maneira como seus processos são executados e agrega valor às suas operações.

Diante desse cenário, qual o impacto dessas mudanças no setor imobiliário? Vamos discutir esses aspectos neste post.

 Como a transformação digital impacta o setor imobiliário?

A transformação digital impacta o setor imobiliário ao possibilitar que todo o processo de vendas seja feito de forma online. Essa é uma necessidade dos próprios clientes, que precisam ter suas demandas atendidas. Isso também gera um diferencial competitivo e potencializa o fechamento de negócios no seu dia a dia.

Assim, há uma modernização do setor, que foca a dinâmica de consumo atual. No entanto, é preciso ir além da simples realização do processo de vendas online. É importante se diferenciar e melhorar a experiência do cliente.

Isso significa que as tecnologias devem ser aplicadas a outras etapas. Por exemplo, na própria construção. Com a ferramenta certa, você pode rastrear as informações da obra e disponibilizar até informações sobre as instalações das paredes.

Já na parte de vendas, a tecnologia favorece a visualização da obra finalizada e em escala real. Assim, fica mais fácil mostrar os benefícios daquele imóvel para o cliente, gerando mais oportunidades de negócio.

Portanto, é preciso ficar claro que o impacto da transformação digital abrange todo o processo de vendas. Dessa forma, os clientes — cada vez mais exigentes com as informações — têm duas necessidades atendidas.

Quais são os benefícios da transformação digital para o setor imobiliário?

Os benefícios da transformação digital para o setor imobiliário são:

Diferencial competitivo

Tanto as construtoras quanto as imobiliárias e as incorporadoras agregam valor aos seus processos ao adotarem a tecnologia. Isso permite adotar estratégias de divulgação modernas, que melhoram a experiência do cliente e aumentam a chance de fechar negócios. Ao mesmo tempo, isso permite ter um relacionamento mais próximo com os leads.

Potencialização das vendas

A transformação digital traz vários benefícios que resultam em potencialização das vendas. Entre eles está o aumento da capacitação dos colaboradores, desburocratização dos contratos de compra e venda, melhor visualização da obra, etc. 

Tudo isso faz com que os processos sejam mais eficientes e os clientes fiquem mais satisfeitos. Dessa forma, a equipe consegue otimizar seu tempo e criar um fluxo de atividades mais preciso e replicável.

Capacidade de impressionar clientes

O que acha de mostrar de forma real como uma construção ficará? Esse é o tipo de informação que contribui para impressionar os clientes. Afinal, eles conseguem ter acesso a um material interativo, que permite visualizar como seria morar naquele imóvel.

Da mesma forma, também ajuda a construir uma reputação melhor da sua empresa no mercado. Isso porque a iniciativa fortalece o marketing imobiliário.

Melhoria da experiência do cliente

No setor imobiliário, a jornada do cliente costuma ser bastante longa. Com a tecnologia, esse processo passa a ser bem estruturado e permite realizar vendas mais rápidas. Especialmente, quando são adotadas estratégias imersivas e interativas.

Otimização de processos

Os processos otimizados são benéficos para a equipe e os consumidores. Com a redução dos processos operacionais, é possível focar nas atividades estratégicas. Ao mesmo tempo, isso gera a desburocratização de atividades. Como consequência, há mais atenção na atração, retenção e fidelização de clientes.

7 tendências da transformação digital no mercado imobiliário

As 7 tendências da transformação digital no mercado imobiliário são:

1. Design antecipado

O design antecipado consiste em usar aplicativos de machine learning para prever o que os clientes desejam. Isso depende de diferentes fatores, como vida familiar, idade, objetivos de carreira etc. Dessa forma, é possível personalizar a experiência.

2. Engajamento omnichannel

O engajamento omnichannel está crescendo devido à automação e à inteligência artificial. Assim, é possível interagir com vários clientes ao mesmo tempo, e em diferentes canais, como sites, mídias sociais, apps etc. Ainda é possível disponibilizar os imóveis nessas plataformas para que os potenciais compradores acessem as informações desejadas.

3. Assinaturas eletrônicas

Com o objetivo de desburocratizar processos, as assinaturas eletrônicas vêm sendo bastante utilizadas. Com elas, é dispensável reconhecer firma em cartório, porque elas já apresentam validade jurídica ao documento. Além de economizar tempo, reduzem custos com impressão, tinta e deslocamentos.

Ainda facilitam os processos aos compradores de imóveis. Eles podem assinar os contratos em poucos minutos e finalizar a operação com rapidez.

4. Maquete eletrônica

A maquete eletrônica simula o projeto arquitetônico ou o desenho industrial a partir da modelagem tridimensional. Com isso, o cliente visualiza como o imóvel vai ficar, qual será sua fachada e os detalhes dos ambientes internos para aumentar a chance de compra.

5. Realidade aumentada

A realidade aumentada integra o ambiente físico e virtual para que o cliente tenha uma experiência imersiva. Por meio dessa tecnologia, ele pode fazer um tour pelo imóvel, ver como a decoração pode ficar e acompanhar a obra, se houver sistemas integrados. Tudo isso contribui para a satisfação dos compradores.

6. Gerenciamento de construção digital

O gerenciamento de construção digital permite automatizar as tarefas e centralizar as informações. Com isso, fica mais fácil controlar a obra e evitar erros e gargalos nos processos. Além do mais, o comprador do imóvel tem acesso ao acompanhamento da construção.

7. Phygital

A união entre o físico e o digital tem como propósito melhorar a experiência do cliente. No setor imobiliário, esse termo se refere à interatividade entre os pontos de venda presencial e virtual. Essa é uma forma de oferecer diferentes canais de contato para o consumidor e evitar que ele perca tempo com imóveis que não atendem aos seus desejos. Afinal, ele já pode fazer uma visita online antes mesmo de ir ao local.

Todas essas tendências demonstram que a transformação digital traz grandes impactos ao setor imobiliário. É fundamental se preparar para essas mudanças, a fim de agregar valor e diferencial competitivo. Caso contrário, seu cliente terá ofertas melhores e sua empresa passará a enfrentar dificuldades.

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