Entenda a aplicação da realidade aumentada na construção civil

Inbuilt Go | 12-09-2023 | 7 minutos de leitura

Você já pensou na importância da aplicação da realidade aumentada na construção civil? Se ainda não conhece essa tecnologia, saiba que ela mistura o ambiente real com elementos digitais, que ficam sobrepostos ao que realmente existe.

Portanto, realidade aumentada e realidade virtual são conceitos diferentes, já que essa última é totalmente inventada. Aliás, essa mescla de elementos existentes e digitais é a principal característica da RA, que traz diferentes benefícios no dia a dia.

Por exemplo, o turismo usa para trazer melhores experiências, com obras de arte interagindo com os visitantes. Já na educação, é possível usar jogos educativos que complementam o conteúdo visto em sala de aula.

No marketing, a RA permite criar estratégias para atrair clientes, como uma “caçada” a cupons de desconto. Na medicina, a tecnologia auxilia nos diagnósticos, identificando onde está o problema do paciente.

E na construção civil? Nesse caso, é possível fazer até raio X de parede. Achou interessante? Neste post, explicaremos melhor como a tecnologia é uma aliada da qualidade e da eficiência das obras. Continue lendo e entenda!

Quais os dispositivos utilizados para realidade aumentada?

Os dispositivos utilizados para realidade aumentada são óculos, aplicativos de celular e sensores de manipulação. Cada um deles tem a sua função na sobreposição de imagens digitais ao mundo real.

Veja, a seguir, o que cada um deles faz.

Óculos

Os óculos têm a finalidade de criar a experiência de imersão. Ou seja, ele permite visualizar o mundo real com a sobreposição dos elementos desejados. Assim, uma planta 2D desenhada por um profissional passa a ter 3 dimensões.

Aplicativos de celular

Os apps são os responsáveis por projetar os elementos virtuais no ambiente físico. Por exemplo, você pode chegar em um imóvel ainda em construção. Com o app, é possível pintar as paredes, colocar móveis e decorar para o cliente ver como ficará na prática.

Qual a relação entre realidade aumentada e modelagem BIM?

A relação entre realidade aumentada e modelagem BIM é a redução dos erros dos projetos complexos. Isso porque é possível visualizar posicionamentos, dimensões e tipos de produtos. Assim, todo o banco de dados do Building Information Modeling é alimentado e pode gerar uma visualização mais clara do ambiente.

Portanto, mais do que saber como usar o BIM, essa é uma forma de elevar a qualidade do recurso de captura de realidade. Isso permite ter o gêmeo digital de uma obra, isto é, uma representação virtual com modelagem 3D e outras informações dinâmicas, como:

  • dados geométricos;
  • aspectos de planejamento e financeiros;
  • cronograma;
  • material;
  • fatores de execução.

Dessa forma, há uma eficiência maior na captura de realidade, que gera uma evolução do modelo BIM. Caso contrário, essa modelagem 3D não traz diferenciais e pode se tornar obsoleta.

Como a realidade aumentada é aplicada na construção civil?

A realidade aumentada é aplicada na construção civil de modo a melhorar a experiência do cliente, tanto antes quando durante e depois da compra. Isso porque ele visualizará exatamente como a construção será feita, quais serão as características do imóvel e outros detalhes. Depois de pronto, ele saberá onde estão os encanamentos e outras informações relevantes.

Ainda existem outras formas de aplicação da realidade aumentada na construção civil. Confira!

Criação e visualização de plantas

No planejamento da obra, a RA pode ser usada por arquitetos e engenheiros para criar projetos mais claros e precisos. Com isso, a planta pode ser tirada do papel com mais facilidade, saindo da forma como havia sido projetado.

Visualização do imóvel

A tecnologia permite mostrar para o cliente como ficará o projeto final. Ou seja, mesmo que o imóvel não esteja pronto, a RA na construção civil melhoria a visualização dos ambientes. Isso aumenta a segurança da pessoa em fechar negócio, porque ela sabe o que esperar da obra.

Redução de erros

Na construção civil, a realidade aumentada pode apresentar todas as etapas da obra. Esse passo a passo inclui equipamentos e instalações, que tendem a reduzir a ocorrência de erros.

Treinamento no canteiro de obras

O treinamento dos colaboradores é mais eficiente com a ajuda da RA. Como as informações são mais dinâmicas, fica mais fácil apresentar o que cada profissional precisa fazer. Além disso, esse processo é aperfeiçoado com a ajuda dos detalhes visuais e da possibilidade de simular situações.

“Raio X de paredes”

O “raio X de parede demonstra o que está por trás dos tijolos. Ou seja, como foram implementadas as partes elétrica e hidráulica. Isso é importante na hora de reformas, instalações, manutenções e quebras, a fim de evitar riscos, como curto-circuito e furo do encanamento.

Quais as vantagens da realidade aumentada na construção civil?

As vantagens da realidade aumentada na construção civil são a capacidade de mostrar como será o resultado do projeto e o melhor gerenciamento de obras. Assim, o cliente sentirá mais segurança antes de fechar negócio e os profissionais sabem o que devem fazer em cada uma das etapas. Além disso, após a construção, será mais fácil fazer reformas e manutenções por saber onde cada item está localizado.

Confira mais benefícios da RA na construção civil.

Melhoria da experiência do cliente

Por imergir o cliente em um novo ambiente, a realidade aumentada melhora a experiência do cliente. Em vez de ver tijolos e paredes, ele visualiza o imóvel pronto, conseguindo imaginar como será morar naquele local. Isso ajuda a efetivar o contato inicial e ainda aumenta a satisfação.

Assim que a obra está pronta, o cliente continua tendo uma boa experiência. Afinal, ele sabe que pode fazer as intervenções que desejar sem riscos de problemas, já que sabe onde fios e canos estão situados.

Melhoria da apresentação para o setor de design de interiores

A realidade aumentada permite que você planeje a apresentação dos cômodos de forma atrativa, mudando a forma de apresentar os detalhes ao cliente. Tudo pode ser projetado conforme o público-alvo, aumentando a riqueza de detalhes e o valor agregado.

Auxílio no canteiro de obras

Todas as etapas do canteiro de obras são auxiliadas com a RA na construção civil. Isso porque funcionários, engenheiros, arquitetos e até os clientes podem monitorar as obras. Além disso, é possível exibir o passo a passo de instalações de equipamentos, por exemplo, para reduzir a chance de erros. Tudo isso aumenta a eficiência do projeto.

Realização de tours virtuais

Um projeto 3D é mais convincente e permite que o cliente faça um tour virtual pelo futuro imóvel. Com a realidade aumentada, ele terá a impressão de que está no local, aumentando a credibilidade da empresa responsável pela obra. Dessa forma, também fica mais fácil personalizar os detalhes.

Interatividade com produtos BIM

Como destacamos antes, a realidade aumentada na construção civil permite criar um gêmeo digital, que é uma representação 3D com informações dinâmicas e com capacidade de evolução em tempo real. A modelagem BIM tem essa finalidade. Essa interatividade traz um intercâmbio de dados relevante, que contribui para os profissionais e os clientes.

Aumento da detecção de falhas e desvios de execução

Com a RA, você compara a edificação erguida com o projeto e identifica possíveis anomalias. Dessa forma, as falhas podem ser reduzidas e corrigidas, evitando retrabalho na construção civil e garantindo economia financeira.

Isso também aumenta a produtividade e a qualidade da obra. Afinal, é possível antecipar possíveis problemas e desvios, evitando que sejam cometidos.

Aumento da produtividade

A capacitação dos colaboradores, a eficiência e a redução de erros aumenta a produtividade da equipe. Isso faz com que os projetos sejam executados em um tempo menor e a empresa tenha um giro maior.

Melhoria no gerenciamento de projetos e trabalho em equipe

O gerenciamento da obra melhora o desenvolvimento da construção por todos os motivos já citados. Dessa forma, a conclusão é feita no prazo esperado e os orçamentos são cumpridos.

Ainda há a melhoria da comunicação entre os profissionais, já que as sobreposições da RA na construção civil permitem identificar falhas e fazer inspeções conforme elas são necessárias.

Como funciona a realidade aumentada da Inbuilt?

A Inbuilt é especializada em realidade aumentada na construção civil. Com softwares específicos para esse setor, garante o aumento da percepção de valor do cliente sobre o produto imobiliário. Por isso, a RA surge como uma ferramenta de informação e aproximação do usuário com o imóvel.

Na Inbuilt, a RA é usada nas vendas, nas obras e na entrega/pós-venda. Veja o que caracteriza cada uma das soluções:

  • Inbuilt Go: a RA é usada para visualizar os empreendimentos em escala real ou reduzida. Ainda é possível acompanhar toda a evolução da obra;
  • Inbuilt VS: foca a rastreabilidade das informações na obra, a fim de que elas fiquem mais intuitivas e precisas. Projeta as instalações da obra em escala 1:1 e gera relatórios e comparativos entre projeto e o que foi executado;
  • Inbuilt X: permite que os moradores saibam como foram feitas as instalações nas paredes, evitando dúvidas em relação ao manual do proprietário.

Todas essas soluções agregam valor à sua marca e mostram por que vale a pena investir na realidade aumentada na construção civil. Afinal, essa tecnologia traz tecnologias para todos e garante que o seu cliente fique satisfeito.

Então, o que acha de conhecer melhor sobre a RA na construção civil e como aplicá-la? Acesse o site da Inbuilt e conheça melhor as nossas soluções!

Compartilhe nosso conteúdo